23 fevereiro 2012

O Artista



O Artista (The Artist) é um filme mudo e em preto e branco, produção francesa e americana de 2011, que conta a história de George Valentin, um grande astro dos filmes mudos nos anos 20, em Hollywood, que se vê em crise após o advento do filme falado. Sua crise é ainda maior porque ele é esquecido, já considerado o passado hollywoodiano, e em seu lugar fica a grande estrela Peppy Miller, atriz que iniciou sua carreira como figurante nos filmes de Valentin e com quem já havia flertado. Após a grande depressão, sua condição financeira piora, sua esposa o deixa e ele passa a vida em bebidas com a companhia de seu fiel motorista e seu cão. Peppy, em seu auge, se torna a vanguarda do cinema, mas nunca esqueceu George, por quem nutre uma paixão e se sente culpada pela situação. Após um acontecimento trágico, eles se reencontram e, entre dramas e comédias, tentam uma reconciliação.

O filme é de uma beleza estonteante. Assisti-lo no cinema foi, pra mim, amante da sétima arte, um presente. Estar em uma sala escura com um filme preto e branco e mudo diante dos meus olhos foi como ter entrado em um túnel de tempo com aqueles projetores a manivela, que passavam quadro a quadro. É fantástico. Mas além disso, não é assistir qualquer filme. É assistir a uma verdadeira obra de arte.


O diretor, Michel Hanazavicius, foi ousado e quis trazer em seu trabalho uma verdadeira homenagem a tudo o que mais lhe inspirava, o ínicio da história do cinema. E fez de forma singela, trazendo em si um roteiro já muitíssimo abordado que é o da evolução cinematográfica e as crises que tal mudança gera nas estrelas da época (vide Crepúsculo dos deuses, o mais famoso filme sobre o assunto, indicado ao Oscar em 1950), sendo, pois, metalinguístico (estilo muito querido dos cineastas mais antigos). Porém, ao escolher ser ousado e fazê-lo nos moldes originais de tais filmes, mudo - com legendas em quadros- e preto e branco (com muito sucesso, diga-se de passagem), deixou de ser "batido" pra ser uma belíssima homenagem às origens do cinema.

Tem no elenco Jean Dujardin, que consegue apreender todo o estilo de atuação dramático e exagerado dos artistas da época, e Bérénice Bejo, sem contar no Jack Russel lindo que os acompanha em toda a trama. Ah, e pra dar certo como deu, a trilha sonora é fascinante!


O Artista levou Melhor Filme - comédia ou musical, Melhor Direção, Melhor ator - comédia ou musical, Melhor atriz coadjuvante, Melhor Roteiro de filme e Melhor Trilha sonora no Globo de Ouro 2012;


Foi indicado a 10 Oscars, entre eles Melhor Diretor, Melhor Filme e Melhor Ator.


Vale a pena demais a experiência.

P.S 1: Se você quiser conhecer um dos mais aclamados filmes do estilo, indico Sunset Boulevard (Crepúsculo dos Deuses).
P.S 2: Se você quiser assistir um dos filmes mais lindos que vi na vida e que falam de cinema, indico demais o italiano Cinema Paradiso.

 - No outro blog que escrevo comentei sobre indicados a categorias mais secundárias do Oscar 2012 (A Dama de Ferro, Os Homens que não amavam as mulheres e Rango), dêem uma olhada  ;) > Verborragia 

9 comentários :

  1. estou curiosa pra assistir, pois nunca vi nenhum parecido e esta muito bem falado *-*

    ResponderExcluir
  2. Estou louco p ver este filme,
    vi sobre ele no jornal e sobre a quantidade de Oscar pelo qual ele concorre, estarei na torcida.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu nao consegui ver esse filme... uma pena...
    vai ganhar tudo quanto é oscar.

    :/

    ResponderExcluir
  4. Quero MUITO assistir! Beijos e bom findi!

    ResponderExcluir
  5. Deve ser incrível mesmo esse filme! Estou louca para assistir!

    ResponderExcluir
  6. Vou assistir esse fim de semana, tô cheio das expectativas (:

    Mas vem cá, o banner desse blog é uma coisa de louco, nunca tinha me atentado a ele, parabéns!

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Tô morrendo de vontade de vê-lo, mas não tem em quase nenhum cinema em Salvador! =(
    Deve ganhar muitos Oscars!
    http://nossa-caixa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Estou morrendo de vontade de assistir esse filme. Deve ser muito bom mesmo! Depois de ler o post, fiquei com mais vontade ainda.

    Beijos, Dry
    http://www.heyohdry.com

    ResponderExcluir
  9. Suas dicas são ótimas!!! Assim como vpocê também amo a sétima arte!!! Muito legal o trailer...

    ResponderExcluir