13 janeiro 2012

Moon spilling in and I wake up alone...

Resolvi usar essa data propositalmente pra voltar com os posts de vez no Sophie. Primeiro, vocês notaram que eu mudei completamente o visual dele né? Espero que tenham gostado. Segundo, que eu o larguei por muito tempo, como já disse, por vários motivos.
E me desafiei a conseguir atualizá-lo regularmente nesse ano. E irei fazê-lo. E devido a esse tempo, deixei atrasar alguns assuntos essenciais, dentre eles o lançamento de Amy Winehouse Lioness: Hidden Treasures, álbum póstumo de Amy Winehouse (os antigos já me conhecem, mas pra quem é novo por aqui, sou uma enorme admiradora de Amy).


Meu presente lindo de natal. Ganhei o Lioness depois de, tê-lo visto na loja e ter tido quase uma síncope. Não sabia que, no dia, já tinha sido lançado no Brasil.




E, voltando ao que eu falei no início do post, essa data dialoga diretamente com o assunto. Hoje fez um ano do show de Amy em Recife. Show esse, em 13 de janeiro de 2011, que fui, que eu, um amigo e uma amiga nos jogamos de Fortaleza pra lá (não é tão longe assim) pra ter o prazer, a sensação indescritível de presenciar esse espetácuo, de muita música boa. Sim, pois no show de Recife, mesmo com seus momentos já conhecidos, mesmo com uma quedinha aqui, uma corridinha ali, ela, sua banda incrível e seus back in vocals fizeram um show lindo. Inesquecível.




foi o máximo que a gente conseguiu, em meio a tremedeiras, gritos e lágrimas


O show foi completo, o maior setlist dos shows dela no Brasil e o menos conturbado também. Além disso, ela cantou a música que eu mais gosto e que NÃO estava na lista divulgada, Wake up Alone, morri? Lembro de cada momento, cada segundo desse show. E parece que a ficha não vai cair, nunca.








Então, vamos ao álbum. No encarte do cd tem uma parte onde Mark Ronson e SaLaAM ReMi, produtores que a acompanharam desde o início, escrevem um breve comentário sobre a escolha de cada música do disco. Vou comentar com um pouco do que ele fala e um pouco de mim. Os comentários vão ser completamente parciais, passionais e o comprometimento é com o que eu sinto ao ouvi-lo, estão avisados.


contra capa do encarte de Amy Winehouse Lioness




Our day will come
Our day will come by Amy Winehouse on Grooveshark

Gostei muito dessa música. Me pareceu sincera, era nesse estilo que Amy queria moldar seu terceiro álbum, com a pegada do reggae que já ouvimos em músicas do Frank e do Back to Black (vide Just Friends). Na época que ela passou um tempo de férias/recuperação no Caribe, até surgiram notícias de que ela queria seu novo CD todo banhado a reggae, mas sua produtora vetou.

Between the Cheats
Between The Cheats by Amy Winehouse - www.musicasparabaixar.org on Grooveshark

Essa foi à "primeira escutada" a minha preferida. Eu me lembro que gosto de Amy desde o início, com menos notíciais, com menos drogas, com menos tatuagens, até com menos estilo, mas sempre com muita voz, talento e originalidade. Mas lembro também o momento que passei a admira-la completamente, aquele momento que você toma o artista pra ídolo. Foi no segundo álbum, ao assistir 'ao vivos' dela, com sua banda saída de um bairro negro dos anos 50 e aqueles back in vocals engrandecendo o que já era lindo. Essa música tem a pegada jazz, R&B, back in vocals, anos 50 excitante, espetacular. Foi composta por ela para o terceiro álbum, e dá um gosto de 'pô, porque? porque não deu tempo lançá-lo?'.

Tears Dry (Original Version)
Tears Dry (Original Version) by Amy Winehouse - www.musicasparabaixar.org on Grooveshark

Essa é a versão demo de Tears Dry on their own do Back to black. E eu ouvi as duas, várias vezes seguidas, alternando-as e não consegui decidir qual a que mais me agradava. No encarte ReMi fala que Amy começou a escrevê-la sentada no jardim da casa dele, e que incialmente se chamaria Darkness "All I can ever be to you, Is a darkness that we knew and this regret I got accustomed to". Mas uma semana depois ela chegou com sua guitarra e a cantou toda, se tornou Tears Dry, originalmente uma balada que Amy preferiu depois incorporar à vibe Motown e se tornou a faixa de Back to black e, posteriormente, um de seus singles.

Will you still love me tomorrow?

Will You Still Love Me Tomorrow? (2011) by Amy Winehouse - www.musicasparabaixar.org on Grooveshark

Essa é a demo de Will you still love me tomorrow. Confesso que prefiro a primeira versão que ouvi, que é essa, praticamente voz, violão e umas batidas sutis, mas é que quanto maior a mágoa, mas me atrai rs. Mark Ranson diz que ela chegou pra ele e disse "turn the harp down, it sounds like fucking Mariah Carey".

Like Smoke
Like Smoke by Amy Winehouse - www.musicasparabaixar.org on Grooveshark

"Never wanted you to be my man, I just needed company - like smoke". Apenas isso.

Valerie
Valerie ('68 Version) by Amy Winehouse - www.musicasparabaixar.org on Grooveshark

Essa foi a primeira versão que ela fez de Valerie, linda, eu amo essa música cantada por ela, amo! Mark diz também que foi a gravação preferida de Amy.

The Girl from Ipanema
The Girl From Ipanema by Amy Winehouse - www.musicasparabaixar.org on Grooveshark

Essa faixa é um grande motivo da repercussão tão grande desse album no Brasil né? Até pros TT's no twitter a música foi. Mas é Amy cantando Garota de Impanema, ela já costumava interpretar o clássico da bossa nova e por influência de ReMi, ela a gravou. E ficou linda. Amy já tinha sido filmada cantando essa música num pub em Londres com um brasileiro, mas você só entende grunidos. Esse video rodou muito por aqui.

Half Times
Half Time by Amy Winehouse - www.musicasparabaixar.org on Grooveshark

Essa música parece muito com o álbum Frank. E na verdade nela ela cita Frank Sinatra e esse é um dos motivos pro álbum se chamar Frank. Só deus sabe porque que não entrou no álbum.

Wake up alone
Wake Up Alone (Original Recording) by Amy Winehouse - www.musicasparabaixar.org on Grooveshark

Essa é minha música preferida da Amy, como já disse lá em cima. Essa versão foi a primeira música gravada pro Back to Black. Ela conseguiu o quase impossível feito de deixá-la com mais mágoa. Mas eu gosto mais da do cd, adoro a guitarra e o ritmo dado ao ser finalizada.

Best Friend, right?
Best Friends, Right? by Amy Winehouse - www.musicasparabaixar.org on Grooveshark

Essa foi a primeira música que ouvi da Amy, há muito tempo, numa rádio que nem existe mais, que costumava tocar essas músicas que nenhuma toca. Essas 'músicas para deixar o ambiente agradável' sabe? Já gostei desde o início da vibe. E fui atrás, uns tempos depois de algum video pra saber de quem era. E ta aqui um video lindo, pra quem não a conheceu em sua fase mais clean, quase uma adolescente.



Body and Soul with Tony Bennet
Body And Soul by Amy Winehouse - www.musicasparabaixar.org on Grooveshark


Cover lindo, de um jazz dos anos 40 com o Tony Bennet dando elegância no lance. Foi gravado no estúdio Abbey Road, em Março de 2011 e produzido por Phil Ramone.

A song for you
A Song For You by Amy Winehouse - www.musicasparabaixar.org on Grooveshark

É uma versão, escrita por Leon Russel que já foi feita anteriormente por vários outros artistas, como The Carpenters, Ray Charles e Donny Hathaway, cantor preferido de Amy. ReMi conta que, certo dia, enquanto trabalhavam em uma musica do terceiro album, Amy começou a cantar A song for you, apenas voz e violão. E que ele podia setir muita emoção em sua voz. Que sentados, juntos, vieram às lágrimas ao perceber o que aquela letra significava e o quanto ela refletia em suas vidas. E realmente, essa música tem uma das letras mais lindas que já ouvi.

"You came out in front and I was hiding
But now I'm so much better and if my words don't come together
Listen to the melody cause my love is in there hiding"

7 comentários :

  1. Minha nossa guria!!! Tu postou todas as músicas! Bom, eu nunca gostei das músicas dela, também nunca procurei saber o que significava o que ela cantava. Mas não por não gostar dela, simplesmente por não me identificar com o estilo de música dela. O ritmo, sei la. Certamente ela tem uma voz linda e todos os créditos que ela possa ter, mas nunca me cativou! Admiro esse teu amor por ela. O meu um dia foi a Hayley, hoje não sei quem amo mais. Tenho ouvido um monte de música e anda meio difícil achar um amor entre eles. O que nunca morrerá, é o meu amor pelo Coldplay. Primeiro, porque foi o início de um relacionamento que já vai completar 4 anos e, segundo, porque as letras, o ritmo, o estilo e a voz do Chris Martin, não tem preço.


    Grandessíssimo beijo, e muito obrigada! Muito obrigada por voltar! E viva o mundo blogueiro!

    ResponderExcluir
  2. Tava desejando esse álbum desde que ele lançou. Mas como eu também tenho outro mil álbuns pra comprar, acho que esse vai ficar pra depois... Não é meu álbum favorito dela, mas tem musicas muito consideráveis e como todo álbum póstumo, funciona da mesma maneira que abrir um álbum de fotografias: Sempre nos emocionamos com os vestígios de vida.
    http://nossa-caixa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que maravilha esse post! Quero ouvir todas as músicas com calma!


    Camila Faria

    ResponderExcluir
  4. Ir no show dela deve ter sido uma experiência única maravilhosa. Eu nãao fui, pensei "ah vai ter outro"...pois é.
    Ainda não ouvi o novo disco dela, acho que tenho medo de não gostar. Um dia quem sabe ;)

    ResponderExcluir
  5. Sophiiiie que bom saber/ler de você! Acredito que um blog seja algo cíclico.. de tempos em tempos quando a vida dá uma apertada a gente some, quando dá uma sacudida a gente volta... E sim, espero que "Nothing's gonna change my world"também faça sentido pra mim em 2012! E Amy rocks....... Imagina beber e dançar Amy? Loucura total XD beijos!

    ResponderExcluir
  6. Gostei do layout, mas como sou novato aqui não conhecia o antigo, de qualquer forma este é bem lindo

    E quanto a Amy, bem, Amy é sempre necessária

    Beijos

    ResponderExcluir