27 janeiro 2012

Beginners.

Então pessoal, passou Globo de Ouro, o Oscar ta aí batendo na porta (26 de fevereiro) e eu tô super no clima. Aquele clima de revolta anual por filmes incríveis terem sido desprezados sem dó, ou aquele clima de Ah que lindo meu favorito foi indicado e vai perder! e aquela vontade de ver os ocorridos épicos de todos os anos na noite principal. Então, nessa semana saíram os indicados (veja-os aqui e também minhas apostas) e eu não poderia deixar passar em branco... vou fazer meio que uma série de posts de indicados pro Oscar que eu for assistindo, e, pra não deixar o recalque de lado, os que estão fazendo falta por lá. E hoje eu começo com Beginners.


Às vezes eu penso que as pessoas deviam sentir mais os filmes, viver mais os filmes. Quando assisto um filme que me interessa, procuro aproveitar cada sensação, cada riso, cada lágrima, cada ação, cada som e absorvê-los, e digeri-los. Falo isso porque em Beginners eu queria que todos sentissem as sutilezas sentimentais que esse drama fantasiado de comédia romântica nos proporciona. 
Vou começar essa série de posts falando sobre um filme que está minimamente na premiação, com Christopher Plummer (O Mundo imaginário do Doutor Parnassus, Uma mente Brilhante) indicado a melhor ator coadjuvante (ganhou o Globo de Ouro 2012 na mesma categoria)

O filme mostra Ewan McGregor como Oliver (Moulin Rouge, Star Wars I, II, III e lindo), um homem solitário que tem como único companheiro seu cão Arthur, após a morte recente do seu pai, Hal, de câncer. A história vai se construindo a partir de flashbacks que ligam a infância de Oliver, relembrando sua mãe (que também morrera de câncer) a qual suprira a ausência do pai, aos últimos anos de vida de Hal, nos quais pai e filho se tornaram próximos, confidentes, amigos. Isso se deu por Hal admitir a seu filho, após a morte da esposa, que era gay e que estava disposto a aproveitar essa nova fase. 

Arthur lindo merece um Oscar também.

Os flashbacks vão mostrando o estreitamento da relação de pai e filho, com Oliver entendendo que seu pai sempre foi gay, que passou sua vida tentando manter um casamento e que agora queria, finalmente, ser feliz. E era. No tempo presente do filme, Oliver conhece Anna, interpretada pela linda da Mélanie Laurent (Bastardos Inglórios) e se apaixona.

O filme vai mesclando passado e presente, mostrando a relação de amor de Hal e seu namorado Andy, suas relações com o movimento LGBT, o amor que cresceu entre ele e seu filho, e, de uma forma bem casual e leve, fala sobre tolerância. Ao mesmo tempo vai-se construindo a história de amor de Oliver e Anna.

Há um tempo eu venho percebendo essa nova fase das comédias românticas. Elas vêm com histórias mais originais, com sensibilidade, beleza e menos previsíveis, menos iguais. Beginners (Toda forma de Amor) veio com essa boa fase do gênero. Possui um drama leve, mas que toca, que sensibiliza, com um romantismo comedido, banhado de cenas que nos fazem sorrir.

Official Trailler

A forma mais verdadeira de falar sobre esse filme é dizendo: é lindo. Assistam! 
Ah, só pra frizar, a atuação do Plummer tá excelente e o filme tem uma trilha sonora lindinha :).

P.S corram pra fazer downloads viu, que não tá fácil :(. Busquem por torrents!

9 comentários :

  1. Porque o Mélanie Laurent e Ewan McGregor já valem o ingresso!! Baixando NOW

    ResponderExcluir
  2. Adorei o novo layout do blog! Baixar este filme ainda hoje. Valeu a dica!

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma tradicao... qd sai a lista do oscar vo la e baixo ela toda... hehehe
    Para ver eu e minha esposa...
    um abraço!

    ResponderExcluir
  4. eu tinha visto elogios sobre a atuação do cãozinho *-*
    não conhecia o enredo do filme, que bom que você contou aqui

    (é vou baixar rápido, porque não tá fácil mesmo)
    ;*

    ResponderExcluir
  5. poxa parece ser um filme bem interessante! se o megaupload ainda existisse, eu certamente depois de comentar iria correndo baixar no meu ipod! vou ter que alugar.... rsrsrs

    muito lindo seu blog! voltarei... bjs obrigada pela visitinha :)

    ResponderExcluir
  6. Lindo lindo lindo! Eu amei esse filme!
    Adorei seu post, traduziu muito bem o que é o filme..
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do filme, especialmente da relação entre pai e filho. Não consegui simpatizar muito com a personagem da belíssima Mélanie Laurent e com a relação entre o casal, mas Ewan McGregor e Christopher Plummer estão sensacionais!


    Camila Faria

    ResponderExcluir
  8. Assisti ontem, sem dúvida um dos melhores de 2011. Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pô, que bom que tu foi lá assistir :) Gostei de saber que gostou! :))

      Excluir