21 julho 2009

Rhythm and Blues - Parte 1.


Bom demais!!!
Ray Charles - Hit the Road Jack


Oi pessoas :).
Sabe, uma das coisas que mais faço nas férias é estourar meu estoque de músicas. Na hora do tédio, da ociosidade, estou aqui no pc ouvindo música e conhecendo coisa nova. Então, não poderia deixar de falar a vocês o que mais está me embalando na maior parte dos momentos dessas férias: black music, mais especificamente o R&B.
Olha só, é fato que o Brasil supervaloriza um modo de vida importado, principalmente o norte-americano, isso é histórico. Mas eu não posso fechar os olhos pra coisas tão boas que vieram junto com as futilidades. Eu costumo dizer que o negro norte-americano surgiu de uma super experiência de laboratório. Óbvio que isso é uma bobagem. Mas eu sou uma pessoa completamente impressionada com o tanto de talento que essas pessoas tem. Seja com aquela voz intensa de uma negra, ou com o vozeirão do negro, ou inventando novos ritmos com qualquer instrumento, ou dançando maravilhosamente bem (não vem ao caso que todos sabem jogar basquete e isso dá dinheiro lá rsrsrs)...

Nina Simone [link]. Pianista, dedicada ao blues, entretanto com todas as influências 'black'. Ela foi o ponto de partida pra eu conhecer essas influências, o Soul, o Jazz e Blues com o piano, o contra-baixo, a voz que fascinam e os corais do gospel (que não se assemelha com o que chamam hoje de gospel) e, principalmente, o R&B.
Rhythm & Blues surgiu em meados dos anos 40, sendo difícil definir qual sua maior influência, pois sua principal característica é a mistura. O piano do blues, o sax do jazz, o coral do gospel e com o passar dos anos foi-se incorporando mais influências. Vale a pena conferir também a Ella Fitzgerald [link].
Ray Charles fez o mais puro R&B. Foi um pianista pioneiro, iniciando com total influência do grande Nat King Cole (aquele que canta Smile, do Charlie Chaplin). Enveredou-se pelo soul, mas a partir dos anos 50 firmou sua carreira que inovou ao interpretar o R&B.


Vou aproveitar a deixa para indicar a vocês o filme Ray (2004), interpretado por Jamie Foxx, o qual garantiu um Oscar pela impressionante atuação. O longa contou a história de vida de Ray Charles, sua infância, seus traumas, sua deficiência (ele era cego) e seus problemas com heroína. É um verdadeiro passeio pela black music e por uma grande vida. Pra mim, um de seus mais perfeitos hits é "Hit the road Jack" [link].
A música negra se tornou aos poucos popular e enfrentou muitos obstáculos em um país de Apartheid. Qual branco, naquela época, assumiria que a base de muitas das músicas do Elvis era black music? Existem até controvérsias de quem trouxe o rock and roll foi Chuck Berry, com a música Maybellene (1955) [link].
Que dela viriam bandas como The Animals (com a famosa House of the rising sun) e Creedence (que eu adoro!).

Bom galera. Não vai terminar por aqui. Como tem muita coisa pra falar, haverá a parte 2 pra não ficar mais extenso do que já está, ok?! Ficam as dicas, vale muito a pena!

Beijo pra vocês.

To be continued...

31 comentários :

  1. duas coisas: estou com inveja por não estar em casa! e segundo: e adoro R&B!

    Beijkss Ahh, cinema é tudo né!

    ResponderExcluir
  2. Gata, o blog passou por umas mudanças. Dá uma passada lá pra você entender tudo ;s
    É muita gente pra avisar! ;x
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho que concordar com você: no meio de um monte de bobagem que nós 'adotamos' da cultura estrangeira, tem coisa muito, muito boa mesmo, especialmente na música, cinema e Literatura. E com certeza R&B é uma delas: bom demais... Tô esperando a 2ª parte :) Beijo :*

    ResponderExcluir
  4. Em todo lugar tem coisa boa e coisa pra lá de ruim!!! O bom, na verdade é justamente essa variedade que temos e um bom filtro, lógico!!!

    ResponderExcluir
  5. aaaaah, amo blues *-* estou enveredando pelo soul agora. tem tanta coisa boa no mundo, que a gente pode passar 100 anos ouvindo que não dá tempo de descobrir tudo. minha meta é ouvir uma banda nova por dia, mas é claro que nem sempre dá =/ férias... tempo de muuuita música e cinema \o/

    ResponderExcluir
  6. Cara, ru acho que to ficando doido.
    tive aula até o dia 17, nas minhas pseudo-férias.
    e mal consigo relaxar, já fico me policiando: "era p/ ta estudando!"
    Q horror!


    Gostei da musica lá em cima. =D

    Bjuu!

    ResponderExcluir
  7. Os negros tem muito importância para musica sem duvida, aliais depois coloca sua opinião sobre,se é verdade que foram os negros que criaram o Rock’,uma amiga comentou isso comigo uma vez.
    Caramba, seus post realmente fica melhores a cada dia, Ray, esse cara é muito bom eu assisti o filme, ele bem safadinho vc não acha?Mas cantava muito.

    Bjuss e Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Olha eu sou meio suspeita para falar do blak music. Adoooro, por mais que algumas pessoas achem q seja modinha (e pode até ser mesmo) mas o ritmo e as vozes realmente são sensacionais...
    Eu gosto muito de rock, amo o rock, mas não abro mão de um blak, o blak me chama rsrss
    Beijusss

    ResponderExcluir
  9. O Ray Charles foi incrivel, pois pensa bem, é um cego que consegue "enxergar" e tocar um piano divinamente (conhecimento de espaço incrivel)...

    E feliz dia dos amigos atrasados.

    Fique com Deus, menina Lara.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Musica negra é uma delicia, nao conheço tanto quanto gostaria mas sei que suas ferias estao bem embaladas!!
    XeerOo'

    ResponderExcluir
  11. olha, do que eu mais gosto da música negra é com certeza a voz, de ambos os sexos, não sei mas eh uma voz tão forte e energética de dar inveja! *_*
    hueheuhe
    beijim!

    ResponderExcluir
  12. Seu blog é muito educatico :P
    Adorei o post, adoro blues...Minha paixão no blues é BB king :)

    Beijo ;*

    ResponderExcluir
  13. tem mt coisa boa pra se ouvir, né??? acho que é uma das melhores coisas para os momentos de ócio, além de ler, claro.
    [e realmente, temos gostos semelhantes em diversos aspectos... ;)]

    beijocas!!!

    ResponderExcluir
  14. Ray é tudo de bom... adoooooro. Ótimas dicas. beijos

    ResponderExcluir
  15. Cara, eu amo vir aqui.. sempre tem algo a me surpreender.

    Black music eh realmente bom! tem muitos bons representantes! Adoro o jazz, o original funk.. tens uns caras inacreditaveis! Tipo o Ralphe Armstrong, o Marcus Miller, o Nathan East ...
    *-*
    E o Ray é u Ray, dispensa comentários... Já a Nina, eu nao conhecia.. mas pretendo ouvir!

    ResponderExcluir
  16. Ô coisa boa black music...mas o bom do R&B são esses (e outros) q vc colocou, como o Ray Charles e a Nina...os atuais, tipo Beyonce, não curto.
    Bjos,
    Paulinha

    ResponderExcluir
  17. Uma das coisas que amo de paixão é a música, dança e tudo que se relacione a arte !
    Amei seu texto, parabéns.
    Boa Noite !!

    ResponderExcluir
  18. Adoro jazz, blues e R&B. Esse último, gosto do das antigas, confesso que Rihanna não me desce.
    Ella Fitzgerald é minha favorita. E o filme Ray é lindo mesmo.
    beijos, ótimo post.

    ResponderExcluir
  19. cara eu tbm sou viciada em musica todo santo dia tenho preciso que ouvir algo agorinha pouco eu tava curtindo nevermore =D

    ResponderExcluir
  20. eu to precisando por pilha no meu mp3 =/
    bom dia
    saudades daki

    ResponderExcluir
  21. Tem tanta coisa boa na música e infelizmente algumas pessoas não dão valor ou muitas vezes não tem nem o interesse em procurar conhecer.
    Bjus
    Boa dica!

    ResponderExcluir
  22. Menina linda!!
    deixo-te um beijo
    e bom finalzinho de férias!!
    divirta-se!!

    ResponderExcluir
  23. tinha uma época que eu era viciada em blues, agora dei uma pausa kkkkkkk!
    mas amo mesmooooo! tem muitos músicos incríveis nesse meio!

    beijo

    ResponderExcluir
  24. concordo com vc....existe muita coisa boa que deixamos de ouvir e vc sempre faz bem entra na cultura...

    bjao

    ResponderExcluir
  25. Simplesmente amo R&B, embora não conheça muito, na verdade quase nada.
    E inclusive aproveito as dicas, como um ponto de partida para conhecer mais desse estilo tão maravilhoso.
    Beeeijo!

    ResponderExcluir
  26. Oi Larissa! Estive sumida, mas voltei, de novo! Estou parecendo o cometa Halley, que só aparece de tempos em tempos!rsrsrs!!!
    Mas tenho que dizer que apareci em boa hora! Posso falar que adoro R&B, não conheço muito da história, mas a música é tão contagiante que parece que cresci ouvindo! Colquei a muica Ain't no mountain high enough do Marvin Gaye com a Tammi Terrel, muito boaa!!!
    Ultimamente tenho escutado muito rockabilly, que recebeu influencias da black music, como exemplo maior o Elvis que foi muitissimo influenciado pela black music.
    Adorei o post e estou esperando a parte 2!!!

    P.S.: A dorei sua playlist!!

    Bjãoo

    ResponderExcluir
  27. Nossa, cara... Eu sou doidinha pelo Ray Charles.
    Hit the road, Jack, and don't you come back no more, no more, no more, no more.
    Hahaha! Clássica!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  28. Você é das minhas! Pena que a Last FM me expulsou de lá, senão você veria nossa "compatibilidade musical". Aliás, pensando bem, tem um jeito de você ver sim: vai na página da Nathália, que deixou um comment aqui acima, e é colaboradora de meu blog, e siga o link pro Last FM dela. Nos "amigos", você encontrará minha página, como Jornal da Lua. Veja o que eu ouvia por lá e confira. Creedence, Ray Charles etc e tal? Tá lá.
    Fui expulso da Last (querem me cobrar, mas não tenho cartão de crédito!), porém continuo ouvindo meus rocks por outros sites que encontrei por aí. Um deles tá na minha página do blog, Mix Pod, se não me engano!
    E um bjoooooooo!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  29. Oi Larissa, adorei seu blog, o conteúdo, o visual, tudo, e já virei um seguidor e leitor assíduo. Estou do outro lado do Brasil (SC), mas compartilho com vc do gosto pelo R&B.Comecei esses dias, modestamente, um blog para ir despejando meus pensamentos sobre as coisas q curto... www.rhythmbluescesar.blogspot.com... se puder passa lá e espero q goste. Por enqto, parabéns e teh mais!!!

    ResponderExcluir