19 novembro 2008

Ângela...

Aiii ... ontem tive a oportunidade de conhecer e trocar umas palavras com uma pessoa espetacular. Uma mulher deslumbrante, super simpática, linda e inteligentíssima: Ângela Gutiérrez. Bom... tenho um certo constrangimento de admitir que já tive preconceito com autores da terra. Talvez porque iniciei minha vida de leitora com autores internacionais, uma literatura totalmente diferente, e nunca havia me dado a oportunidade de conhecer os nacionais, tão pouco os regionais. Passei a simpatizar mais com a literatura brasileira (apesar de não ser muito ligada aos clássicos daqui), entretanto, nesse ano fui obrigada a conhecê-los (vestibular ¬¬'). E hoje, vejo que não foi uma obrigação, mas uma oportunidade de conhecer uma obra tão grandiosa, tão sensível e sombria, tão complexa esteticamente, mas com a proposta simples de nos apresentar a vida de uma angustiada personagem: Flora Fernandez.
O livro "O mundo de Flora" desvenda os desejos mais obscuros, as sensações mais remotas de Flora, uma menina-mulher fadada a um triste destino. Comigo não aconteceu, mas para vários leitores, a primeira vez não é tão agradável. Acredito que, no primeiro contato com a obra, surge uma certa dificuldade, posso dizer até mesmo preguiça, de entendê-la. O livro conta várias histórias, é completamente recortado, sem linearidade... mas uma das coisas que me prendeu foi isso... o labirinto que tive que enfrentar; as voltas aos trechos já lidos; as anotações; a satisfação de cada parte desvendada. Tenho que dar crédito a um mestre que foi muito importante, um professor que me ensinou a ler nesse ano, apesar de já estar no mundo dos livros há algum tempo. Ele me mostrou que não é apenas ler... é sentir o que cada personagem sente; é pensar o que cada personagem pensa; é se questionar a cada momento.
Ontem, percebi que esse livro não ocorreu por acaso. No fundo é um alter-ego de Ângela. E é muito bom ver sua gratificação ao perceber que a maioria das pessoas que estavam naquela palestra não era por um fim didático, mas por pura admiração. Ela també
m conseguiu pôr uma certa tranquilidade na cabeça daquelas pessoas (me incluo u.u) que, nesse domingo, vão fazer uma prova que irá permitir que você exerça uma profissão (muitas vezes tão idealizada).
Então fica aí pra vocês... "O mundo de
Flora". Mas não leiam com um conceito formado. Façam seus próprios conceitos.

P.S . nesse ano também conheci Caio Porfírio Carneiro, com o livro Trapiá. Talvez minha maior surpresa... não gosto muito de contos, e não gosto de regionalismo. Ele reúne os dois, e eu me prendi a essa obra e li com o maior prazer. Então, nada de preconceitos... experimentem.!



Ângela Gutierrez, na palestra.

Um comentário :

  1. Angela Gutierrez... quando tive a oportunidade de falar com ela me disse " espero que vc tenho sucesso no mundo das letras" e eu respond, Se eu conseguir ser um quarto do que a senhora é, ja terei chegado ao sucesso... essa mulher é brilhante. rsrs
    vc gostou da prova da UECE? UFC tá chegando ner... vamos a luta ^^!
    bju pra vc... gostei daqui...

    ResponderExcluir