25 julho 2009

Rhythm and Blues - Parte 2.

Marvin Gaye - I heard it through the grapevine




Oi pessoas. Tudo?
Nessa segunda parte do post a respeito de R&B quero começar com um dos caras que passaram a fazer parte do meu grupo de músicas muito ouvidas. Ele está no meu mp3, no meu computador e agora no blog: Marvin Gaye [link].
Foi um cantor do mais puro R&B dos anos 60, conhecido inicialmente pelo sucesso "I Heard It Through the Grapevine" [o do player aí em cima]. Mas se você não conhece essa música com ele, há uma grande chance de conhecer com Creedence, banda de rock extremamente influenciada pela black music. Nos anos posteriores isso foi muito comum. O negro costumava dizer que 'os brancos estavam pegando sem pedir licensa o seu som e a sua autoria'.
Voltando ao Marvin, seus posteriores sucessos, como Mercy mercy me, Sexual Healing, What's going you e sua belíssima parceria com Diana Ross You are my everything, fizeram da Motown Records a principal gravadora "negra" da época. O filme 'Dreamgirls' (baseado no musical), estrelado por Jamie Foxx (o mesmo que fez divinamente bem o Ray), Beyoncé e Jeniffer Hudson (que ganhou um Oscar de atriz coadjuvante) faz uma apologia à formação e ao crescimento da gravadora.



Pelo contexto, é impossível não falar da explosão maior da Motown, The Jacksons 5. A pequena idade contrastava com o talento, as letras, as coreografias e as músicas que contagiavam. Seus mais famosos singles, I want you back, ABC, The love you save e I'll be there ficaram por meses nas paradas da Billboard e levaram multidões aos shows. Do grupo, surgiu o fenômeno Michael Jackson, o mais novo dos irmãos, que viria a se tornar Rei do Pop.

A Black Music foi mudando, inserindo influências. Passou pela Disco, hip-hop, rap e adicionou o pop. O R&B contemporâneo conta com nomes como Cris Brown, Usher, Black Eyed Peas e Beyoncé, considerada por muitos sua maior representante devido suas inclinações para o soul e sua voz bem característica, entretanto, mantendo um pé no pop.

Também têm-se a tendência de jovens artistas que renascem com o antigo R&B, deixando o pop em um plano de fundo.
Amy Winehouse veio com todo um estilo black dos anos 50/60, desde às música, letras, banda, o contra-baixo característico, o vozeirão já comparado a Elza Fitzgerald e até mesmo o visual. Com ela, também sou um tanto quando imparcial, seus vídeos ao vivo me conquistaram, com sua banda totalmente black, muito jazz/blues [link].
Considero-a um fenômeno, apesar de sua auto-destruição (que não vem ao caso). Outros nomes de grandes artistas com essa tendência retro do R&B são Joss Stone, Norah Jones e Michael Bublé.

Então, finalizei por aqui. Quis demais compartilhar com vocês uma das minhas paixões da música. Espero que tenham gostado... confiram as indicações ;D.

P.S Esse link da Wiki é muito bom. Tem a lista do R&B da Billboard 1942-2009 (http://en.wikipedia.org/wiki/R%26B_number-one_hits_of_1963_(USA)).

P.S 2 Uma amiga conheceu um pouquinho da blogosfera e gostou. Resolveu fazer parte e tenho certeza, será um sucesso, por toda sua criticidade e conhecimento (música, literatura, artes...). Dêem uma conferida! Mais coisa boa no pedaço: Pipoca e Poesia.

Beijos pra vocês!
Até :)
;*

22 comentários :

  1. Larissa!
    Gostei do seu blog.
    Valeu lá pelo comentário no Mexericando :D
    E procure Eragon, é muito bom MESMO!

    beijão!

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber um pouco mais sobre isso, adoro a Amy ela canta tão bem :D

    Gostei muito daqui!

    ResponderExcluir
  3. não tem mesmo como viver sem música, né??
    e a amy...nossa, tem uma voz ótima! pena ser 'doida' daquele jeito.

    bjos!!!

    ResponderExcluir
  4. Como sempre vc mostra que é uma enciclopédia musical sempre dando uma aula para meros mortais como eu.

    ResponderExcluir
  5. a musica vive sendo reinventada todo estilo inicial deu ponta pra um novo genero mas ainda acredito eu que o estilo menos criativo é o pop

    ResponderExcluir
  6. Laraaa tuh sabe que eu soh tua fã..e sabe tbm que eu sempre achei que um dos teus talentos é escrever( além de cantar,óbvio)...o que tah mais que claro nesse post...R&B e sua divas é o que há..

    P.S:tah ouvindo Beach Boys(a cara do D.A do meu curso)adooroo principalmente os "back's vocals" perfeitos...

    ResponderExcluir
  7. Pra ser sincera.
    Do seu post só curto a Amy.Ela cannntava muuuito.
    Pq agora...

    Volte sempre ao Você não soube...
    E obg pelo comenta e pela visita.

    bjOoO

    ResponderExcluir
  8. Adoro descobrir músicas, então adorei esse post. Eu num tava muito por dentro do estilo R&B aushauhsa, mas agora sim ^^
    Obrigado pelo "melhoras" ao meu braço XD

    bj

    ResponderExcluir
  9. Gostei do Ritimo por aqui Larissa! R&B das antigas é mt bom msm! Adoro blogs musicais e vou continuar acompanhando por aqui abçs!

    ResponderExcluir
  10. Lari, brigadao pelo selinho!
    no proximo post coloco ele lá! =)
    bjokinhaas

    ResponderExcluir
  11. ADORO Norah Jones e Amy Winehouse! São únicas!

    Beijo

    ResponderExcluir
  12. manda seu orkut amiga?

    ResponderExcluir
  13. Adorei o blog!
    JÁ etou te seguindoo
    beijinhoos ;*

    ResponderExcluir
  14. Adoro Amy Winehouse, acho as músicas dela com uma batida incrível. Pena que se ela não der um jeitinho, vai morrer cedo.
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Nunca ouvi Marvin Gaye, mas se você falou que é bom então é por que é!!!
    Nina Simone foi assim... e agora não paro de ouvir!!! *.*
    Muito massa a voz dela!!!

    ResponderExcluir
  16. Eu gostaria de entender 1 décimo de música como você entende :~

    Preciso me dedicar mais!

    beijos

    ResponderExcluir
  17. Marvin Gaye. Ouvi falar dele, acho que eu já o escutei uma vez na tevê, Record acho, quando eu estava folheando os canais. Bom, não é o meu "estilo preferido" de música, mas, particularmente, o cara arraza. Eu vi o vídeo dos Jacksson Five. MUUUITO bom HAHA O Michael era o que mais se destacava ever. E eu atoron a Amy Winehouse. Como a Cleycianne.blogspot disse-nos, ela seria optima cantando um louvor :D -q

    ResponderExcluir
  18. To adorando esses posts sobre musica :D beijos

    ResponderExcluir
  19. Adorei as dicas, pois tinha alguns cantores que não conhecia, e adooooooro musica!
    Mil beijoss

    ResponderExcluir
  20. Nossa! Muito legais os posts sobre o R&B..
    eu simplesmente adoro esse estilo de música. Parabéns, o blog tá muito legal! :D

    ResponderExcluir