13 junho 2009

Cult? É de comer?

Na madugada:
R.E.M. - Imitation of Life




É impressionante a necessidade que a sociedade tem de rotular. Desde que o mundo é mundo as pessoas impõem, prazerosamente, títulos dos mais comuns aos mais absurdos às pessoas do seu convívio. Sendo esses muitas vezes injustos, justos ou mesmo extremamente dispensáveis.
Desde o surgimento das civilizações o homem rotulou a mulher de dona de casa. Depois houveram os rótulos dados por homens a outros homens de pagão, herege, teocêntrico, renascentista, liberal, radical, comunista, democrata, niilista, capitalista, nazista, pacifista...
Existe o transexual, o homossexual e até mesmo o pansexual. O metrosexual, o romântico, o galinha, o crente, o ateu...

E a cada dia percebo o aumento da obsessão por designações. O rock surgiu em meados da década de 60. Depois de Elvis, Beattles e Rolling Stones surgiu uma imensidão de variedades do estilo: folk rock (Bob Dylan), rock psicodélico e progressivo (Pink Floyd), Glam Rock (David Bowie), Arena Rock (bandas que estruturaram os shows para grandes estádios, como os próprios Beattles e Kiss), Punk Rock (Sex Pistols, Ramones) - Nirvana é punk rock, mas ficou conhecida por incrementá-lo com o Grunge, New Wave (Duran Duran), Heavy metal (Led Zeppelin) e Rock alternativo (REM) - ufa!.
No fim dos anos 80, início de 90 ainda surgiram os Góticos (anos 80 - Nightwish), Indie rock (The Strokes), Metal alternativo (System of a Down) e chega. Ainda têm milhares de denominações na Wiki que tanto me auxiliou nesse post. Tantos nomes que sempre conheci, mas não sabia em qual dos quadrados eram inseridos.

É muito peceptível a influência dessas congregações no nosso dia-a-dia. Afinal, quem aqui ouvia falar de emos, otakus, indies ou cults há uns 7 anos atrás? Quem? Eu não. Porque gostar de músicas com letras um pouco mais tristes determinou uma geração se manter distinta ao se maquiar um pouco fora do comum, fazer franjas. Rótulos que todos, mesmo os que assistem o espetáculo de fora recebem. Nos últimos meses fui chamada umas trocentas vezes de Cult. Comicamente, ao ouvir pela primeira vez a denominação, tive que pedir auxílio ao Google (a fofoca é que ele dominará o mundo O.o).

O título de Cult por ter 17 anos e não curtir NX Zero, Fresno, Mc Fly, Simple Plan e blá blá blá. Mas gostar demais de Dire Stratis, Janis, REM. De ter no mp3 Chico Buarque e até uma do Belchior (além de outros já tão citados). Se eu me atraio profundamente por seu pessimismo, não é seu desatraente bigode que irá me impedir de ouvi-lo. Não gosto de jogar críticas e críticas a gostos musicais. Mas gosto de falar que é fato que a juventude anda muito fechada a ouvir vários estilos, diferentes vozes, diferentes ritmos, sem preconceito. Sem olhar pra data do CD ou pra quem mais o ouve.
Sobre ser Cult, tá difícil.
Tantos clássicos do cinema e da literatura que eu teria que conhecer, tantos clássicos que conheço e não gosto. Ah, nem gosto da Malu, sério mesmo. Não por falta de qualidade em sua música. Mas não rola, sabe (ei, mas eu namoraria o Marcelo rsrsrs). Ah, mas eu amo o Dr house, quase um amor platônico (por favor, é só um exagero, não acreditem). E eu vou ter que comprar umas calças xadrez pra incorporar o novo título O.o'.


E mais uma coisa! Cara que invasão do folk foi essa no mundo? Hein? Caramba, muitos artistas mais recentes renasceram com o estilo. E digo mais: com qualidade de voz e melodia. Depois do Eliott Smith na década de 90, vieram Jason Mraz, Jason Reeves, Litlle Joy e no Brasil Malu Magalhães. Não tenho críticas, mas compreendam-me não faz meu estilo. Sabe quando não dá mesmo?
E eu retomo: são novos artistas muito bons! Até indio mesmo. Só não combina comigo (o que mais me encantou e ouço foi Litlle Joy).

P.S Ahh, tenho um lado pop bem ativo (Madonna[!], Beyoncé, Justin). Faz um tempinho que não me encanto por algo novo, até que eles voltaram! Black Eyed Peas! Nooossa, adoro mesmo. E Boom Boom Pow não sai da minha cabeça.

Pois bem, menos preocupação com essas denominações. A vida é muito mais do que isso, galera!
Enfim vou terminar, tá passando Diário de uma Paixão, bela história!
Vou assistir e dormir^^

;**
até!

32 comentários :

  1. verdade titulos de tudo que é genero recebemos por eu andar de preto com crucifixo pentagrama piercing e tatuagens alguns me chamam d VOODOO kkkk

    ResponderExcluir
  2. adoreeeei esse teu post! nós temos gostos musicais parecidos!!!
    essa música do REM, ali em cima... esses dias entrei numa loja e ela estava tocando. há tempos eu não ouvia, e nossa... eu adoro^^.

    e eu acho que as pessoas rotulam por uma necessidade natural do ser humano de explicar as coisas, definir suas observações, na tentativa de compreender certos comportamentos. [talvez seja isso, sei lá! heheheh]

    beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Boom Boom Pow eu tbm adoro.. ;)

    Olas menina linda.. saudades..
    vou dizer eu não gosto de rótulos, mas pq as vezes so lembramos de alguém ou alguma coisa qd mencionamos um rotulo ai é na hr..rsrs aiaiai..
    mas prefiro um rotulo que seja carinhoso, restante nem comento.

    Desejo a vc uma otima semana cheia de travessuras.. bjo no ♥.

    ResponderExcluir
  4. É. E eu sofro por, às vezes, ser taxada de emo por cultivar um franjão a exatos 7 ANOS! Quando nada disso existia, não no meu humilde conhecimento sobre coisas mundanas aos 14 anos...
    Mas não abro mão, ha! Não por isso! ;)
    Ah, e na Malu falta alguma coisa só na qualidade sonora ou dentro daquela cabecinha noiada?
    Juro, acho que ela toma chá de lírio todas as manhãs, só pode...

    Passando e comentando pela primeira vez!

    beijos

    ResponderExcluir
  5. oi :D
    engraçado, pq eu tava toda preocupada em definir franz ferdinand nesse instante lá no We Never xD eu tenho essa mania de qrer definir música, mas to percebendo que nao dá.
    tb me chamam mto de cult, de underground e de sei lá mais o que xD sabe como é, meu gosto musical, como vc mesma disse, já é meio excêntrico, o literário é um pouquinho só, entre outros... qnd eu digo pra algm "ei, descobri uma banda nova!" [eu faço isso toda semana xD] a pessoa já pergunta: "e eles são de onde? do ártico?" eu descubro música nos recantos mais estranhos do mundo xD
    o folk me pegou nessa onda. eu ouvia e nem sabia o que era, dps passei a considerar como folk tudo o q nao se encaixava em rock, pop ou algo mais conhecido e agora já sei o que é e gosto mto xD o folk é que nem o rock em variedade. tem de tudo, dos muuuito calmos aos mais doidoes, qse chegando no proprio rock. afinal, ele é filho dele, né xD
    gosto da malu, é legal pra deitar e ficar ouvindo sem se preocupar com mais nada, mas tb não sou uma fã enlouquecida. eu acho que ela bem q poderia cantar em português, aproveitar essa voz q com certeza vai estar diferente daqui a uns dez anos.
    tenho uma desconfiança natural com que é muito visto. fujo de best-seller [nem sempre consigo], cd novo só das que bandas q eu já gosto, e busco música que ngm ouviu falar ainda por aqui. é bom cavar um pouquinho, descobrir o que anda se passando debaixo dos olhos do grande público, mas sem esquecer os clássicos, os eternos. Beatles, por exemplo. o mundo todo conhece, é maravilhoso, é eterno.
    nossa, me empolguei aqui =o
    teh +

    o/*

    XD

    ResponderExcluir
  6. aaaaah, eu nem falei de cinema!
    tem uma locadora aqui do lado do cefet, dentro do posto de gasolina, chamada Cinéfilo. Adoro essa locadora, pq lá tem mais filme "cult" do que outros tipos. grande prova disso foi qnd eu cheguei lá perguntando se tinha Batman Begins, bem na época em q saiu o Dark Knight em dvd, e o cara me disse na maior tranquilidade que não tinha. Tb não tinha Wall-E um tempo desses. parece q esses filmes q não são lá um grande sucesso de crítica e de público têm uma liberdade maior de estilo, sei lá. mas, mais uma vez, sem esquecer dos clássicos e blockbusters xD
    joker never dies!!

    ResponderExcluir
  7. Fico me perguntando se alguma dessas bandas de hoje serão lendárias como Beatles e Rolling Stones. Sinceramente, duvido muito! Especialmente as brasileiras que caem rapidamente no esquecimento.

    ResponderExcluir
  8. tenho nojo de padrões!
    obg. por comentar. beijos

    ResponderExcluir
  9. Qualquer tipo de rótulo me dá náuseas.
    Quando vira moda, a maioria das pessoas segue pra fazer parte de um grupo, mas as vezes nem entende de fato o propósito daquilo que segue.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Ah eu quero ser eu! Quero que as pessoas me chamem pelo nome na rua e não: ei seu punk, ow seu emo. Isso é o fim ¬¬' as pessoas são o que são e não o que elas vestem ou ouvem, isso é muita doidera.

    Pra julgar a gente tem que conhecer e não olhar o rótulo que alguém deu, concordo contigo.

    E eu me amarro em Jason Mraz *----------------*

    bjs :*

    ResponderExcluir
  11. Sou completamente contra rótulos, pq nós não somos latas de ervilhas... e também pq isso sempre leva ao prejulgamento e ao preconceito!
    As pessoas independentemente de EMOS, GAYS, BRANCOS, drogados, Bandidos... são pessoas! Portanto merecem ser tratadas como tal! Respeito sempre!!!

    Nossa! Exagerei aqui... ¬¬²
    Saindo de fininho...

    ResponderExcluir
  12. Concordo com você. Se tudo que eu ouço, falo e penso for rotulado a vida vira uma m...
    Para quem estuda os movimentos musicais, a história em si dos estilos vale a pena, precisa rotular, mas para mortais como nós! Nada, vamos gostar e experimentar sem rótulos!!
    Beijoca.

    ResponderExcluir
  13. Isso é uma merda mesmo, querem classificar tudo, fazer do mundo uma tabela periódica, ou quase isso, haha.
    E você ainda saiu no lucro, as pessoas que veem que eu prefiro o Thom Yorke caolho a qualquer loirinho do Mcfly não me chamam de cult e sim de estranha. Mas é a vida.
    beijos, ótimo post.

    ResponderExcluir
  14. Seu gosto musical é bem aleatório, grande, alternado. Eu tento às vezes conhecer de tudo, "curtir" de tudo.. mas sempre volto pro meu pink floyd... pro meu radiohead...o de sempre.

    ResponderExcluir
  15. Nada que lembre rotulo me agradar..
    Seu post é excelente..
    Otima semana
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Pois bem, sou totalmente contra esses rótulos e justamente por isso me sinto livre para variar bem no ramo da música o que não me torna uma "farofa" como dizem por aí. Concordo com o Lucas Vallim e concordo com vc também, detesto a Mallu e certamente eu pegaria o Camelo rsrs.
    bjus

    ResponderExcluir
  17. Música é Chico Buarque \O/ haha
    brincadeira, também ouço vários estilos
    diferentes :)

    ResponderExcluir
  18. Tem um selinho pra vc no Compartilhando Leituras.

    BJS

    ResponderExcluir
  19. hahah baixei todo o cd novo do black eyed peas!
    pior que não tem muita música legal não, tam mais umas mas essa é o hit mesmo!!

    beijão

    ResponderExcluir
  20. As pessoas dão rotulos até às geléias, porque não dariam a si mesmas! rsrs Chico Buarque eu adoro ler, mas escutar eu não consigo! A mesma coisa com legião urbana, amo as letras, mas escutar não é pra mim! =) E já ouvi muitos: 'você é louca'! rsrs

    Xerus
    =***

    ResponderExcluir
  21. que se rotula se limita não eh verdade?? Sou do movimento "não sou embalagem por isso não me rotule" afinal, seria dificial achar um rotulo para mim...

    ResponderExcluir
  22. O Compartilhando Leituras está de visual novo. Faça uma visitinha, participe da enquete e dê o seu voto. Sua opinião é muito importante para sempre fazermos blogues com qualidade e conteúdo. Obrigadaaaaaa!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  23. Adorei o seu texto e a sagacidade em abordar um assunto que tanto amo: a música. Só tenho que discordar uma informação, REM não é rock progressivo. A estrutura harmônica da banda de Athens é muito diferente da, por exemplo, Emerson, Lake and Palmer. Mas não é isso que tira a qualidade do seu escrito, de maneira alguma.

    PS: obrigado pela visita em meu blog.

    Hasta!

    ResponderExcluir
  24. E quem disse que o Google não dominou o mundo?

    Só falto Twitter dá zica que ele domina de vez...

    Hua, kkk, ha, ha, brincadeira com um fundo de verdade.

    Mas gostei do artigo, pois realmente sempre rotulamos tudo ao nosso redor...

    Fique com Deus, menina Larissa.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  25. Bom hoje existe copia das q foram sucesso no passado...um espelho de muitos q nao conseguem...mas sao....

    bjao

    ResponderExcluir
  26. Ainda continuo batendo na tecla do MPB! Os jovens de hoje precisam apreciar um pouco mais da "letra" e não melodia! Principalmente a valorização das músicas brasileiras. Adoro o seu estilo musical, só que casualmente!

    Viva Belchior, viva Chico Buarque!

    ResponderExcluir
  27. rotular é limitar fato. que nem quando te dão 10 linhas para dizer tudo o que você é, sendo que isso daria um livro óbvio.
    eu não sou eclética, tá, muita gente diz que é e eu mesma já devo ter dito isso por ai, mas mudei sabe. tem coisas que não fazem a minha cabeça. tipo, em português só se for mpb ou rock pop o resto nem rola, nem um pouco, nem forçando muito e em outras linguas é por ai também... numa linha torta, mas constante. bem como eu acho que deve ser sabe? escolham suas armas! ou nesse caso os seus estilos musicais!

    beijo*

    ResponderExcluir
  28. Até hoje quero saber quem inventou os estereótipos
    :p

    ResponderExcluir
  29. Minha amiga
    Larissa

    É uma hora sempre tê-la em meu espaço.
    Obrigado por sua visita e comentário!
    Volte sempre!

    É muito bom está aqui neste seu espaço maravilhoso e rico em informações.
    Parabéns!

    Tenha uma magnífica semana.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  30. Meninaaa amei o seu post. Rótulos sempre existiram e sempre existirão, é mais uma forma não só de as pessoas falarem (mal) dos outros, mas também uma forma de elas encontrarem sua própria identidade. Acho interessante, mas às vezes cansa. Eu por exemplo sou mais indie rock bem grunge, meio rock alternativo com pitadas de glam rock e você?? hahaha Vira até uma grande brincadeira. E que bom encontrar mais gente que não vai com a cara da chataaaaaaaa da Malu, sério, odeio gente que parece ser retardada e que responde perguntas sérias com - sei lá..-
    beijo!

    ResponderExcluir