05 abril 2009

Saud... Nostalgia.



Nessa semana, em uma das aulas que tenho à noite, um professor nos passou um conceito que nunca havia parado para pensar. Algo simples. Perguntou se alguém sabia a real diferença entre Nostalgia e Saudade. E o assunto me veio a calhar... poxa como é estranho e até um pouco interessante quando acontecem coisas ao seu redor que "combinam" com o momento que você está passando... de vez em quando isso acontece. Uma frase de um filme, uma nova música, uma assunto banal, uma leitura (inclusive nos blogs).
A diferença é bem sublime... Saudade é o sentimento de falta daquilo que, de uma maneira ou de outra, você ainda pode ter. Sentimento esse que já me fez sofrer por longos períodos, achava não ter mais lugar para ele em mim. E Nostalgia é a falta daquilo que você não poderá mais ter, nunca.

Ando altamente nostálgica. Não sei se triste ou feliz... nostálgica em todos os aspectos: pessoas e, principalmente, momentos. Certas horas me vem um aperto... mas logo deixo-o de lado, afinal quem eu seria hoje sem meus mais difíceis, ou loucos, ou desequilibrados momentos do passado?! Não sei. Esse sentimento também me faz questionar certas decisões tomadas, certas escolhas. Essa é a parte ruim. Mas passado é passado.

Sobre a saudade, já comentei... já me fez tão mal... Mas é um belo nome, talvez por ser exclusivo da nossa tão bela língua portuguesa. Nessa mesma aula, o professor explicou o porquê de só nós a possuirmos. É bem histórico o motivo... pra quem se lembra, Portugal foi o primeiro a se lançar na expansão marítima, século XV, e lá deixavam suas esposas a cuidar da família... elas desenvolveram esse sentimento da falta: a saudade. (Chico Buarque fala disse na música 'Fado Tropical' - não preciso falar que é magnífica, não é?!)
Ou seja, sua origem é puramente feminina.

Pois então, deixem-me com minha nostalgia e eu os deixo com uma música que só faz aumentá-la.



Gosto demais de ouví-la nas noites insones.

--------------------------------------------------------------------------

Antes de ir, não poderia deixar de comentar da iniciativa super criativa e interessante da Paula, do blog Canetas Coloridas (link).

Deêm uma conferida!
Vale a pena ;).

Até :).

Nenhum comentário :

Postar um comentário