21 abril 2009

'Na rua, na chuva, na fazenda...'




Oi gente! Beleza?
Nossa, e a chuva não pára aqui em Fortal. Um frio bom, mas muito ruim pra sair de casa x.x'. E pasmem, eu tive AULA em feriado nacional! Ai ai... bendito vestibular.
No mais, os dias são os mesmos...

Sabe, no fim de semana aluguei um filme que me deixou fascinada. Fui um pouco (muito!) retardatária... me refiro a Diários de Motocicleta. Andava muito envolvida estudando Revolução Cubana e decidi vê-lo, por ter sido tão enfatizado na época em que foi lançado.



O filme apresenta a figura de Ernesto Guevara de la Serna, o Che, antes da sua formação político-revolucionária com seu fiel e engraçadíssimo amigo Alberto Granada que, juntos, fizeram uma viagem sobre uma motocicleta que chamam de "la poderosa" pela América do Sul. Amei o filme, lindas as palavras faladas além das ótimas atuações.

Mas o que mais me interessou foi essa visão dada de Che, tão conhecido pela sua atuação na Revolução de Fidel. Uma visão do jovem Ernesto, sem pensamentos revolucionários, em busca de uma aventura. A figura do ícone se formando, a cada nova aventura, a cada imagem vista... a revolução no seu íntimo crescendo, aparecendo. Sem falar das ótimas comédias geradas por Alberto! Eu indico!


Assisti também um filme que baixei ( com pouca colaboração da minha internet ), Batismo de Sangue. Na verdade, já havia assistido, mas é um assunto que muito me interessa, então decidir repetir a dose. O filme é brasileiro, com uma produção bem simples, que mostra os piores momentos da Ditadura Militar no país, focalizando a pequena parte da Igreja que compactuou com a esquerda. É um filme pra quem realmente gosta do assunto, pois tem cenas pesadas de violência nos galpões da tortura. O que as torna mais difícil é saber que foi tudo verídico.
Tive um professor, Machado, que passou por isso e viu sua esposa na mesma situação, pois fizeram parte da luta estudantil contra da Ditadura. Um lutador, mas hoje decepcionado por presenciar o resultado (a falta de resultado na verdade) dos seus ideais. Tenho muito orgulho de ter sido sua aluna por dois anos, é muita história para ser ouvida. Sua anistia saiu ano passado e ele resolveu se aposentar, mas existe na net uns arquivos com seus depoimentos.



No mais, é isso...
filmes e chuva no fim de semana ( a chuva permanece ).

Até a próxima ;)
Bom restinho de feriado pra vocês.

;***

8 comentários :

  1. ba, não vou com a cara do gael garcia!! ushaushauhsua

    bjks

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca vi esse Diário de Motocicletas não, acredita?!
    A maldita da Globo anunciou no início do ano passado que ia passar esse filme em 2008 e não passou ¬¬' gr...
    Eu ATORON esse assunto da Ditadura Militar imposta pelos americanos em alguns países da América Latina. Acho luxo, glamour e sedução. É realmente revoltante ver que toda aquela galera que lutou contra a opressão militarista que governou nosso país por tantos anos não apresentou resultado nenhum por causa da atual politiquinha rasteira que o país apresentou. Se em 1985 o Brasil apresentasse uma política forte e decidica - semelhante a dos EUA por sinal ¬¬' - hoje esse país seria do Primeiro Mundo, já que aqui tem tantas riquezas, né?!




    beigos mil e Feliz Dia de Tiradentes

    ResponderExcluir
  3. Bons filmes...nada como um dia de chuva pra se ficar a ver filmes...

    Beijos...

    ResponderExcluir
  4. Oi, sumida!
    Confesso que não assisti nenhum dos dois, mas adoro o Gael Garcia Bernal,ótimo ator!
    Uma doce quarta-feira pra vc!
    Bjos,
    Paulinha

    ResponderExcluir
  5. filme em dia de chuva é td de bom, né?
    dos dois que citaste, só vi diários de motocicleta... mt bom, por sinal.
    =)

    beijos!

    ResponderExcluir
  6. Boas dicas... ainda não assisti Diários... mas na hora certa verei.

    []'s
    .
    .
    .

    ResponderExcluir
  7. Desses filmes só assisti o diarios, mas se tu acou o alberto granado comédia, tens que ler o livre dele sobre a viagem agora não me lembro o titulo mas é muito bem e conta muitas historias que não tão no filme, e nesse filme se fala um pouco sobre outra grande contribuição do che que foia humanização do tratamento da hanseniase(lepra).

    E sobre esse assunto de torturas e tal um ótimo livro para que tiver estomago é o livro Brasil nunca mais montado a partir de arquivos reais muito bom mas forte.

    ResponderExcluir
  8. diários é um dos meus filmes favoritos!
    o gael esta simplesmente maravilhosoooo

    beijo*

    ResponderExcluir