21 abril 2009

"Hoje não dá..."


Fiz e apaguei esse post. Refiz e salvei esse post, na dúvida. Não queria passar-lhes tamanha tristeza, desabafos de revolta, de descontentamento. Isso devido a um fato acontecido aqui, em Fortaleza. Mas aqui, ouvindo Legião, curtindo a chuva, me veio uma verdade: ao silenciarmos nossas discordâncias, compactuamos com as injustiças na nossa casa, no nosso estado, no nosso país.
Há uma semana houve uma cruel fatalidade. Em frente à Universidade Estadual do Ceará, a aluna Nádia esperava seu ônibus, às 10 horas da noite, quando foi atingida na cabeça por uma bala perdida. A bala saiu do revólver de um policial que estava dentro de um transporte público, o qual estava sendo atacado por membros de uma gangue que eu me recuso chamar de "torcida organizada".
Tudo isso fez surgir perguntas como: são seres humanos? Se são, agem como tais? E, um policial como esse, que atira sem alvo, tem condições de ter um porte de arma? Qual o compromisso de um profissional desse?
A aluna, que cursava o 7º semestre de História, morreu no hospital. "(...) Ainda consegui tocar na minha filha, ela estava desacordada e cheia de sangue no rosto, lembrou a mãe da garota." - tirado da reportagem do Diário.
Os alunos da UECE paralizaram as aulas para protestar... um protesto pela perda de um inocente; um protesto contra a violência; um protesto pela falta de segurança e de responsabilidade. PROTESTO.

Esse é um post de perguntas sem respostas. De desabafos para o mundo...
Como eu já disse aqui, vamos celebrar a estupidez humana...

Renato também buscava respostas:


Até.

16 comentários :

  1. Esse mundo ta ficando tão diferente...
    mas acredite, ainda teremos dias melhores...
    É nossa fé que nos mantem de pé...
    "A estupidez humana"
    essa agente tem que realmente protestar!

    parabens pelo blog...
    (Priscila Lima)

    ResponderExcluir
  2. Não quero aqui defender ninguém, mas existe algo que chamamos de fatalidade!!! Isso imaginando que o policial tenha agido de forma coerente com o momento, ou seja, utilizar a arma de fogo em prol de sua vida, como é estabelecido por Lei. Neste caso o projétil não atingiu ninguém ao alcance, mas infelizmente foi de encontro a uma pessoa que nada tinha a ver com o fato, mas estava na direção dele, a viés da morte.
    Tudo isso, que vemos no mundo, é resultado da falta de amor dos homens a Deus, sem querer ser religioso, pois não sou. Mas infelizmente quando não se existe Deus em nossos corações fica algo que definimos como o MAL, mas Deus não criou o MAL, "O Mal é resultado da humanidade não ter Deus presente em seus corações." Frase atribuída a Albert Einstein.

    Você está revoltado com algo que aconteceu ai, ao seu lado, mas pense na quantidade de vitimas que temos no mundo por causa de incoerência humana, da ganância, da ignorância, da displicência, da imoralidade. Mas tudo isso é porque não temos Deus em nossos corações, pois se assim fosse o mundo seria bem diferente.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Muito triste isso cara!
    Esse negócio de torcida organizada é ridículo!!!
    Por que a grande maioria é bandida, maloqueiros, marginais mesmo!!!
    Fico puto com essa história! Antes no futebol elas não existiam e as partidas eram mais bonitas e divertidas.

    ResponderExcluir
  4. Lá,
    minha linda, sabe que eu estou revoltada por dentro também, postei sobre meu fim de semana e feriado com o meu filhote,mas estou enojada, repudiada com o que vem acontecendo conosco esses meses.
    Estou revoltada com a violência nos estádios, com essas torcidas que de organizada não tem nada, com a falta de impunidade, com os senadores e vereadores torrando nosso dinheiro em passagens aéreas, nossa estou revoltada memso, mas me contive, quero ver até qdo eu conseguirei pensar que amanhã tudo vai melhorar ...
    Tá difícil e um dos motivos é ver como a nossa realidade é trsite e real ...
    Belo texto o seu Lá ... mas não desista um dia tudo melhorará, não perca a fé ...
    Um beijo grande

    ResponderExcluir
  5. O mundo esta cada vez mais perigoso, parece q nao temos segurança em mais nenhum lugar! Q horror viu! As vezes nem dá vontade de sair de casa por medo.

    Beijaooo da Morena!

    ResponderExcluir
  6. É realmente revoltante.
    Bala perdida saída do revólver de um polícial, um agente e representante da LEI, que deve presar pelo bem-estar e segurança da sociedade, matando pessoas SEM QUERER?
    Repugnante.
    E o pior é saber que não é só no Brasil que balas perdidas com inocentes sendo mortos acontecem não. É no mundo todo. Tudo por causa da ganância e da ignorância humana.



    beigos mil

    ResponderExcluir
  7. É o mundo está assim, no meio de uma caos total. Perdeu-se o amor ao próximo e a noção de que vidas são preciosas...... bjs

    ResponderExcluir
  8. pois é... a música Perfeição é ideal.

    ResponderExcluir
  9. Pois é, a mais pura verdade é essa os jogos de futebol nos ultimos tempos se trasnformaram em palcos para brigas sem motivos, agora some a isso uma polícia que em sua maioria está despreparada fisica e emocionalmete para trabalhar, se aplicassem exames pscotecnicos de verdade nos policiais a maioria teria que ser demitido. Aqui no meu estado mesmo um corenel que assumiu o comando estava com liminar judicialpara não refazer o teste pscologico que ele tina sido reprovado alguns dias antes de assumir o comando.

    Claro essa torcida estava errada, estava errado o policial que atirou a esmo e quem pagou foi essa menna que só estava estudando.

    ResponderExcluir
  10. temos visto e revisto ultimamente chegar á tona,exemplos de mal policiais completamente despreparados.
    nao podemos esquecer que a atitude dessas "torcidas organizadas" como são chamados esses grupos de vandalos que denigrem a imagem de quem vai a um jogo para torcer pelo tima que admira.
    recentemente a nossa policia vem sendo alvo de criticas severas quanto a sua administraçao com determinados casos como esse infeliz acidente da UECE.creio sim que a nossa policia esteja muitoa mal preparada e completamente desorientada para tomar tais atitudes,o seu post foi muito bem escrito,está mais que correto mostrarmos nosso desgosto e completa falta de aprovaçao
    temos tudo para nos tornar um estado seguro e organizado,porem estamos nas maos de pessoas que nao tem este interesse,pois simplesmente nao as convém.
    um bjo

    ResponderExcluir
  11. Até quando inocentes vão morrer assim, né?
    É revoltante...

    ResponderExcluir
  12. o mundo tá mudado, os conceitos estão cada dia mais diferentes, algumas mentes ignorantes estão morrendo mas acredito que no quesito pessoal cada um faz seu mundo

    ResponderExcluir
  13. Infelizmente estamos vivendo uma fase horrível, onde nem dentro de nossas casas estamos mais seguros. Hoje, nenhum lugar é seguro. As pessoas andam nas ruas apreensivas e o medo toma conta das nossas vidas.

    É muito triste saber que minha sobrinha que está chegando em 2 meses vai vir para um mundo assim, tão cruel.

    beijinhos moça ;*

    ResponderExcluir
  14. Até desanimo, pensando que eu tenho que voltar pra esse lado do Mundo =P
    é cada absurdo q acontece. D=

    ResponderExcluir
  15. Ó chamateia que fala da saudade
    Ó canção que pões um brilho nos olhos
    Ó mulher que tens a forma da viola
    Ó que espalhas paixões aos molhos

    E o cantar da meia-noite
    A todos encanta e seduz
    Cantar até que morra a voz
    Cantar até que haja luz


    Vem tocar uma Viola de dois corações

    Bom fim de semana



    Mágico beijo

    ResponderExcluir
  16. Acho dificil condenar o policial com informações tão vagas.
    Errar é humano, a menos que seja provado que a direção da arma estivesse muito longe do alvo só assim poderiamos criticar a pontaria do policial.

    De qualquer forma, é por isso que aprovo o uso de armas não letais.
    Um spray de pimenta pode resolver o problema, ou até mesmo o "taser" ( dispositivo que dá choques elétricos ).
    Quase sempre é possivel resolver a situação com esses métodos, e se o policial "errar" o alvo, o máximo que acontece é deixar alguem com o olho ardendo por alguns minutos. ( isso se a outra pessoa estiver muito próxima ).

    Diferente de uma arma, que mesmo atingindo o alvo, pode ainda ferir pessoas inocentes e próximas ao alvo.

    ResponderExcluir