06 dezembro 2008

Amizade e fidelidade...

Eu vi essas fotos no orkut de um membro de uma instituição de proteção aos animais. Entretanto, acredito que diminui-las ao âmbito animal, como um simples pedido de que não maltrate-os acaba deixando-as muito simplistas. Elas representam muito mais do que isso.
Elas dão exemplo às pessoas de fidelidade e, por mais que fique irônico ou inadequado tal termo, de humanidade com o próximo.
Essas fotos foram tiradas por um transeunte de uma avenida movimentada em Tóquio e publicadas em uma revista, como prova da admiração de quem presenciou a cena.

A tentativa de um cão, aparentemente vira-lata, de ajudar a outro cachorro que foi atropelado.






"O cachorro tentava empurrar seu amigo para fora da avenida, e quando alguém tentava ajuda-lo, ele rosnava e afugentava os que se aproximavam dele", declarou à revista o responsável pelas fotos.
Isso nos remete à importancia de termos sempre por perto as pessoas que realmente nos querem bem; que ficam felizes a
o nos ver brilhar, ao nos ver alcançar nossos objetivos. Infelizmente, amizades assim não são tão comuns. Mas também não é justo o ceticismo exagerado. Vale a pena as vezes apostar em uma relação de amizade verdadeira e intrasponível.
Um dia eu li: "Quer saber quantos amigos você tem? Dê uma festa. Quer saber quantos são verdadeiros? Fique doente." De certa forma isso é sábio. Entretanto, temos que fazer nossa parte. Saber conservar as pessoas que tanto nos apóiam.

Não devemos esperar pelas situações difíceis para demonstrarmos o quanto estamos presentes na vida de alguém. Muitas vezes as pessoas só valorizam ao perder. E, quando isso acontece, dói; dá uma sensação enorme de vazio...

Amizade é saber perdoar, mas impor limites. Ter coerência e sensatez.

Como diz a linda música do Cidade Negra (Podes Crer):

"É tão forte quanto o vento quando sopra;
Tanto forte que não quebra, não entorta,
Podes Crer, eu falando de amizade..."

Um comentário :

  1. Vi uma reportagem onde um macaquinho se tornou o guia de outro macaquinho cego.
    Ele não desgrudava do que era deficiente. E o protegia de várias coisas.

    Chorei...

    ResponderExcluir