11 novembro 2008

Amy...

Bom... muito difícil ver um blog de entretenimento que não tenha algum post com pelo menos um comentário sobre Amy Winehouse. Mas eu não faço questão dessas repetições aqui ... O fato é que esse espaço tem o objetivo de eu falar do que gosto, do que não gosto, o que penso... e, como uma amante da música, eu digo que sou uma admiradora da voz e da obra de Amy. Ela resgatou o Jazz, com uma banda espetacular: os back in vocal ao estilo da música tocada em Chicago nos anos 50', 60', 70'; o toque de bateria, as inovações de instrumentos (ver: http://www.youtube.com/watch?v=kVWNWSTg9QI ) e aquela voz arrepiante de negra. Entretanto, há o tom moderno, que existe pela figura central... os vestidos curtíssimos, a famosa sapatilha (antes fora de moda), uma desenvoltura, à primeira vista estranha, no palco (infelizmente que ocorre apenas quando ela não está excessivamente alterada).
Seu primeiro CD, Frank, é essencialmente Jazz. O segundo, Back to Black, traz a mistura que a levou ao topo: a maior premiação do Grammy 2008 para uma mulher, em todos os tempos.
Mas, como já estamos cansados de saber, não foi apenas o novo cd que a lev
ou ao topo: suas desventuras, com bebidas, drogas & outras coisas mais (como uma mistura de uísque com remédio para cavalo). Óbvio que isso eu não admiro... A última (quentíssima) foram as quedas q ela levou devido ao assédio dos fotógrafos na visita ao seu marido, que saiu da cadeia e está em uma clínica de reabilitação, esperando a decisão da justiça. O mais triste foi ver que ela parece estar pior... sem melhoras...
Voltando... além do som agradável dos seus trabalhos, têm também a irreverência e a realidade de suas letras... você tem a impressão de que ela está desabafando pra você; seus problemas, seus medos, suas indignações, seu bom-humor, sua falta de compromisso com o que falam. Como exemplos maiores Back to Black (adoro qndo ela diz "... I cry for you on the kitchen floor..."), Rehab, Fuck me Pumps, dentre outras. Também ocorre, em menor proporção, o romantismo. "Will you still love me tomorrow?" é uma das minhas preferidas (ouvi milhares de vezes em um curto período).




To be continued...

Música do post: Please don't let me be misunderstood - Nina Simone

Nenhum comentário :

Postar um comentário